ARTIGOS

A formação do Tecnólogo em Radiologia

Instituto de Educação Superior IMEB-IES Brasília

O curso superior de Tecnólogo em Radiologia é uma das nove formações do eixo tecnológico de “Ambiente e Saúde”, de acordo com a classificação do Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

O profissional pode atuar em várias áreas, como, radiodiagnóstico, radioterapia, medicina nuclear e radiologia  industrial, e ainda áreas como fiscalização de fronteiras, portos e aeroportos, área farmacêutica, petróleo e gás, área alimentícia, através de processos radiológicos.

Na área específica de saúde, tem havido um movimento de substituição de profissionais qualificados no nível médio (técnicos) pelos de ensino superior (tecnólogos e biomédicos). Torna-se, pois, uma excelente oportunidade de trabalho.

Existem vantagens nos cursos superiores de tecnologia, quando comparado com cursos normais de graduação (bacharelado), como duração mais curta (2 a 3 anos) e uma grade curricular mais focada na aplicação prática do conhecimento, propiciando fornecer habilidades para ingressar no mercado de trabalho.

Os benefícios de um curso superior, além da melhor formação profissional e possibilidade de melhor salários, inclui um ganho intelectual, pois a rotina acadêmica resulta em um maior investimento em leitura, formando um senso crítico em raciocínio lógico.

Pela sua atuação o Tecnólogo em Radiologia precisa desenvolver algumas habilidades, como um bom relacionamento interpessoal, pois trabalha em conjunto com outros profissionais, como médicos e enfermeiros.

Outra habilidade é ser um bom ouvinte, humanizando o atendimento, dando apoio aos pacientes em momento de fragilidade deles.

Precisa de organização e concentração, desenvolvendo curiosidade para acompanhar o constante crescimento da área de radiologia.

Raciocínio rápido e atenção às regras de segurança também são habilidades essenciais requeridas para o Tecnólogo em Radiologia.

Não podemos deixar de enfocar no tradicional dilema teoria versus prática. Ambos são importantes e complementares.

A teoria leva o profissional a ser eficaz com menos custos e riscos. Mas a prática é também fundamental, pois como se diz “a teoria na prática é outra coisa”.

A formação profissional em período de um novo normal, pós pandemia de Covid-19, tem gerado desafios tanto para os professores como para os alunos. O uso de metodologias híbridas de ensino (presencial e a distância), a mudança do perfil acadêmico para mais profissional do professor, a maior participação do aluno no processo de aprendizagem, a utilização de ferramentas para ensino remoto, são inovações disruptivas que surgiram para serem enfrentadas.

Focado nestas inovações acima descritas e na experiência de mais de 30 anos atuando na área de diagnóstico por imagem, fizeram que fosse criado o IMEB-IES, uma Instituição de Educação Superior que oferece teoria e prática de boa qualidade, em uma mesma instituição.

Alaor Barra Sobrinho – Presidente do IMEB-IES

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