No dia 05 de março tivemos o primeiro webinar de 2024 do projeto Escola de Applications, uma parceria da GE HealthCare e do Instituto de Educação Superior IMEB (IMEB-IES). Neste primeiro evento o Prof. Homero JF Melo, diretor acadêmico do IMEB-IES recebeu o especialista líder em aplicação clínica, Lucas Friguetto, que palestrou em quase 2 horas sobre a ferramenta OncoQuant.
Em um primeiro momento ele situou a plateia virtual sobre como era a análise oncológica antes dos anos 2000. A avaliação era realizada de forma subjetiva, baseada em critérios clínicos e radiológicos não padronizados. Não havia uma metodologia uniforme para avaliar a resposta ao tratamento oncológico.
Após este ano foram estabelecidos os critérios para a avaliação da resposta tumoral ao tratamento oncológico (RECIST) e em relação ao momento em que o paciente obteve a melhor resposta ao tratamento (NADIR). Com isso houve melhorias na avaliação dessas neoplasias uma vez houve uma padronização na medição dos tumores, permitindo uma comparação mais precisa dos resultados entre diferentes estudos e centros de tratamento. Além disso, o RECIST e o NADIR fornecem critérios claros para determinar a resposta ao tratamento, facilitando a tomada de decisões clínicas e o monitoramento do progresso do paciente.
Somente depois desse primeiro momento da apresentação sempre contanto com a participação da plateia, o Lucas começou a falar do OncoQuant, software multimodalidade disponível para as soluções de estações de trabalho avançadas dedicado à otimização do fluxo de trabalho de análise oncológica que permite o processamento, revisão, análise e comunicação de imagens reconstruídas em 3D e sua relação com as imagens originalmente adquiridas de dispositivos de tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), angiografia por raio-X e PET.
O OncoQuant algoritmos avançados de processamento de imagens para identificar e quantificar lesões tumorais, automatizando grande parte do fluxo de trabalho, facilitando comparações de exames de referência e acompanhamento. O OncoQuant também oferece protocolos de revisão dedicados e um assistente de acompanhamento que simplifica a avaliação, caracterização e medição de achados com base em critérios morfológicos. Todas essas funcionalidades foram demonstradas com casos ao vivo para a nossa audiência.
Finalizamos nossa primeira live do ano após quase 2 horas de muito aprendizado a respeito dos critérios de avaliação da resposta tumoral ao tratamento oncológico (RECIST) e a automação deste processo com a ferramenta OncoQuant, listando uma série de benefícios para o acompanhamento do paciente oncológico. É o IMEB-IES e a GE HealthCare nessa parceria exitosa no projeto Escola de Applications. Para assistir essa palestra, seja aluno do IMEB-IES e tenha acesso a conteúdos sobre diagnóstico por imagem e tecnologia aplicada à saúde.
Gostaria de assistir ao Webinar completo?